INICIATIVAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA REDE DE RELAÇÕES EMPRESA-STAKEHOLDERS COMO FONTE DE VANTAGEM RELACIONAL

Autores

  • Natália Mary Oliveira de Souza Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA)
  • Maria José da Silva Feitosa Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Carla Regina Pasa Gómez Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v16i1.9866

Palavras-chave:

Iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial, Relações Empresa-Stakeholders, Vantagem relacional.

Resumo

No intuito de garantir a sobrevivência e o diferencial competitivo no atual contexto de negócios, é imprescindível que as empresas desenvolvam parcerias com os stakeholders permeando os relacionamentos com iniciativas de RSE, no intuito de alcançar a vantagem relacional, entendida como um mecanismo capaz de gerar alguns dentre os vários ativos tangíveis e intangíveis necessários para se alcançar uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo revisar um framework que integra RSE, relações “empresa-stakeholders” e vantagem competitiva. Para tanto, foi adotada uma revisão de literatura. Esta pesquisa justifica-se academicamente na medida em que aprimora uma proposição teórica estabelecida. Os resultados apontam que iniciativas de RSE no relacionamento entre a empresa e os seus stakeholders pode gerar uma vantagem relacional. Para pesquisas futuras, sugere-se a aplicação do modelo revisado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natália Mary Oliveira de Souza, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA)

Professora do Curso de Administração na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e do curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Vale do Ipojuca (FAVIP). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD/UFPE.

Maria José da Silva Feitosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora do Curso de Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD/UFPE.

 

Carla Regina Pasa Gómez, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD/UFPE.

Downloads

Publicado

2015-06-26

Como Citar

de Souza, N. M. O., Feitosa, M. J. da S., & Gómez, C. R. P. (2015). INICIATIVAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA REDE DE RELAÇÕES EMPRESA-STAKEHOLDERS COMO FONTE DE VANTAGEM RELACIONAL. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 16(1). https://doi.org/10.20946/rad.v16i1.9866

Edição

Seção

Artigos