Análise da Relação entre Atributos de Automóveis e Valores Pessoais no Triângulo Mineiro

Autores

  • Tayanne Ferraz da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcio Lopes Pimenta Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v17i3.16454

Resumo

O mercado consumidor de automóveis apresenta uma crescente expansão no Brasil. Esse crescimento traz consigo um aumento na concorrência, exigindo das empresas análises mais aprofundadas de modo a aprimorar as estratégias de marketing nesse setor. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é explicar o comportamento de escolha de veículos automotores na região do Triangulo Mineiro, estabelecendo a ligação entre atributos e valores pessoais, conforme a perspectiva da Teoria da Cadeia de Meios e Fins. Dessa forma, utilizou-se a técnica qualitativa Laddering para coleta de dados, análise e interpretação. Os principais atributos identificados foram Economia, Itens de Conforto, Marca e Preço. Estes atributos mostraram ligações com valores individuais relacionados a poder, realização e hedonismo. Estes valores, que influenciam o processo de decisão de compra, evidenciam que essas pessoas desejam ter sucesso profissional, bem-estar e felicidade.

 

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Publicado

2015-05-01

Como Citar

da Silva, T. F., & Pimenta, M. L. (2015). Análise da Relação entre Atributos de Automóveis e Valores Pessoais no Triângulo Mineiro. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 17(3), 58–86. https://doi.org/10.20946/rad.v17i3.16454