Qualis: B2 |
Área do conhecimento: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo |
Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Diretrizes para Autores
Normas para formatação do artigo
Página formato A4, margens: esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm.
TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS
TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS
Times negrito 12, centralizado
Autor 1*,
Autor 2** e
Autor 3***
Nome completo em Times 12 , centralizado (ver nota de rodapé)
RESUMO
título em Times negrito, tamanho 12, espaço simples, centralizado
Apresentar ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do artigo, de tal forma que possa dispensar a consulta ao original. Deve ser constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas, não ultrapassando 150 palavras. corpo em Times 12, espaço simples, justificado
Palavras-chave
Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3; Palavra 4; Palavra 5; Palavra 6.
De 3 a 6 palavras separadas por ponto e vírgula e iniciando com letra maiúscula. Times 12, espaço simples, alinhado à esquerda.
ABSTRACT
em Times negrito, tamanho 12, espaço simples, centralizado
Deve-se reproduzir o resumo original em Inglês. Times 12, espaço simples, justificado.
Keywords
Deve-se reproduzir as palavras-chave originais em Inglês. Times 12, espaço simples, alinhado à esquerda.
1 Introdução/entretítulos Com número em algarismo arábico, seqüencial, Times negrito 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda
O texto deve ser formatado em Times, corpo 12, espaço simples justificado. Sem espaçamento no começo do parágrafo. O tamanho para artigos é de 30.000 a 40.000 caracteres com espaço, incluindo resumos e referências bibliográficas [1]. As resenhas devem ter de 3.500 a 5 mil caracteres com espaço.
O espaçamento entre parágrafos deve ser na opção automático. Use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas siglas na primeira ocorrência e, subseqüentemente, basta usar a sigla, por exemplo, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Números de um a dez devem ser escritos por extenso. Termos estrangeiros e nomes de obras/programas devem ser marcados em itálico.
A Introdução deve apresentar: 1. O assunto objeto de estudo; 2. O ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; 3. Outros trabalhos que abordam o mesmo tema e 4. Justificativas que levaram a escolha do tema, a pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto e a razão de escolha do método e principais resultados.
O Corpo do artigo deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. O desenvolvimento é a parte principal do artigo, nas pesquisas de campo, é nele onde são detalhados: 1. O tipo de pesquisa, 2. A população e a amostragem; 3. A instrumentação; 4. A técnica para coleta de dados; 5. O tratamento estatístico e 6. A análise dos resultados. O desenvolvimento pode ser enriquecido com ilustrações; gráficos; tabelas e figuras.
2 Ilustrações, tabelas e quadros
Devem ter um número em algarismo arábico, seqüencial, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.
Exemplo:
Quadro 1: Dados sobre a circulação Times 10 pontos, espaçamento simples.
Nome |
Dados 1 |
Dados 2 |
Dados 3 |
Um |
Número |
Número |
Número |
Dois |
Número |
Número |
Número |
Três |
Número |
Número |
Número |
Fonte: Associação Nacional dos Dados – www.dados.org.br Times 10 pontos, espaçamento simples.
2.1 Documento suplementar Times negrito 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda, primeira linha do parágrafo a 1,25cm.
Além de inseridos no texto, tabelas/quadros/figuras devem ser encaminhados como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista em formato JPG com resolução de 150 dpi. O mesmo deve ser feito com arquivos de áudio ou imagens em movimento.
3 Exemplos de citações
Cada referência textual deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto. Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes. As citações devem ser feitas na língua do artigo. No caso de livros em outras línguas, o autor deve traduzir e indicar na referência (tradução nossa).
- Indireta no corpo do texto, um autor (SOBRENOME, ano)
-Indireta no corpo do texto, autores e obras distintas (SOBRENOME, ano; SOBRENOME, ano).
- Indireta no corpo do texto, dois autores de uma obra (SOBRENOME; SOBRENOME, ano).
- Direta até três linhas “A REDECA é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e Atuariais e Métodos Quantitativos.” (SOBRENOME, ano, p. 00).
- Direta até três linhas com grifo do autor ou grifo nosso “A REDECA é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e Atuariais e Métodos Quantitativos.” (FEA/PUC-SP)” (SOBRENOME, ano, p. 00, grifo nosso).
- Ao omitir parte de citação direta “[...]é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e Atuariais e Métodos Quantitativos, criada nas instâncias desses departamentos da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FEA/PUC-SP), no ano de 2014”[...] (SOBRENOME, ano, p. 00).
- Direta destacadas do corpo do texto (mais de três linhas)
Utilize Times 10, espaço simples, justificado com recuo de parágrafo à esquerda de 4cm. A REDECA é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e Atuariais e Métodos Quantitativos, criada nas instâncias desses departamentos da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FEA/PUC-SP), no ano de 2014. (SOBRENOME, ano, p. 00).
Referências Times negrito 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda, sem numeração
As referências devem estar em Times 12, espaço simples, com espaço antes do parágrafo de 6 pontos, alinhado à esquerda, observando a marcação de itálico específica para os exemplos que seguem.
Livros com 1 autor
AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, data.
FLEURY & FLEURY. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2001.
*Em livros com título e subtítulo, utilize negrito apenas no título.
Livros com 2 autores
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, data.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
Livros com 3 autores
Dar entrada pelos três autores, separados por ponto e vírgula. Título. Local: Editora, data.
CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.
Livros com mais de 3 autores
Entrada pelo nome do primeiro autor, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, data.
FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1990.
Livros com organizadores, coordenadores
ORGANIZADOR ou COORDENADOR, etc. (nota) Título. Local: Editora, data.
MELO, José Marques de (Org.). Comunicação comparada: Brasil/Espanha. São Paulo: Loyola, 1990.
Partes de livros com autoria própria
AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada.
ESTEINOU MADRID, Javier. As tecnologias de comunicação e a transformação do estado capitalista. In: FADUL, Ana Maria (Org.). Novas tecnologias em comunicação. São Paulo: Summus, INTERCOM, 1986. 250 p. 123-126.
Trabalhos de eventos
AUTOR. Título do trabalho de evento: subtítulo do trabalho de evento (se houver). Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada.
FRANCO, Antônio. A imprensa e a Europa 92. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISMO, 2., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IBM do Brasil, 1990. P.10-35.
Artigos de revistas/periódicos
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.
KARAM, Francisco. O presente possível do jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 75-81, 2005.
Documentos eletrônicos online
AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: < >. Data do acesso: dd mm aaaa.
ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.I.]: Virtua Books, 2000. Disponível em: <http://www.navionegreiro.org.br>. Acesso em: 10 jan. 2002.
Artigos de jornais
AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno.
CAMPOS, Rogério de. Exposição traz ao Brasil de J. Carlos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 abr. 1991. Ilustrada, p.1.
Imagem em movimento
TÍTULO. Subtítulo. Responsável. Local (país), Produtora, Distribuidora, data. Especificação do suporte em unidades fisicas, som, cor. Largura em milímetros. Título original. Legenda.
BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Dean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na novela “Do androids dream of electric sheep?” de Philip K. Dick.
Programas de radio/televisão
TÍTULO. Apresentador. Local: Emissora, data (dia, mês e ano), horário. Duração. Entrevistado.
CARA a Cara. Apresentado por Marília Gabriela. São Paulo: Rede Bandeirantes de Televisão, 21 abr. 1991, 22 h. Duração 60 min. Entrevista com Rita Lee.
A partir da segunda referência o nome deve ser substituído por um traço correspondente a 6 espaços.
AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, data.
______. Título. Edição. Local: Editora, data.
GOMBRICH, E.H. Art and illusion: a study in the psychology of pictorial representation. New York: Princeton University Press, 1959.
______. Image and word in 20th century art”. Word and image,n. 1, vol. 3, 1985, p. 213-241.
* Nome do autor1/e-mail/ [Título] em [área de conhecimento] pela [Universidade por extenso – sigla]. Vínculo institucional [Extenso – sigla] Texto de nota de rodapé 10, espaço simples. Alinhado a esquerda.
** Nome do autor1/e-mail/ [Título] em [área de conhecimento] pela [Universidade por extenso – sigla]. Vínculo institucional [Extenso – sigla] Texto de nota de rodapé 10, espaço simples. Alinhado a esquerda.
Orientação aos autores e aos avaliadores dos artigos da Revista REDECA
Atualmente, estamos “maravilhados” com algumas novidades da IA, entre elas processos de reconstrução de textos. Destaca-se que a base destas reconstruções, no momento presente, são os modelos de aprendizagem não supervisionados, denominados modelos generativos.
Um modelo generativo é um modelo estatístico que faz uso da distribuição conjunta de probabilidades, muito utilizado ultimamente em pesquisas e principalmente nos aplicativos de conversação (chats) que reconstroem textos.
Nestes processos, é relevante considerar os potenciais pontos tidos como não estacionários, aumentando-se assim o processo de aprendizagem. Os algoritmos preparados aprendem com os dados fornecidos, gerando novos conteúdos, novas informações ou dados de saída, semelhantes, porém não idênticos, todos obtidos na fase do treinamento. Em outras palavras, reduzem a dimensionalidade dos dados de entrada (pesquisa) e em seguida reconstrói-se uma saída de dados para fazer corresponder o mais possível à entrada original.
São exemplos destes modelos na atual literatura as Large Language Model (LLM), as Redes Adversárias Generativas (GAN), os Modelos Baseados em Transformador (Transformer), e finalmente os Modelos de Autoencoder Variacional (VAEs).
Sabemos o quanto isso é transformador para processo de aprendizagem, contudo é nosso dever nos pautarmos nas questões éticas da IA, mantendo a integridade da pesquisa científica nos parâmetros de originalidade, criatividade, contribuição, debates e as investigações acadêmicas.
Por isso, nos sentimos no dever de combater as fraudes nas burlas de artigos construídos artificialmente e atualmente incrementados por IA. Pensando nisso, recomendamos pontos de atenção que são alguns inconvenientes da IA, detectados principalmente na construção de artigos artificiais. O nosso objetivo visa garantir a integridade e a ética.
1º Os processos de referenciação são importantes meios para demonstrar a evolução das ideias, contudo tal fato pode ser utilizado como ideias próprias de outro autor quando o verdadeiro autor é encapsulado. Nota-se que os algoritmos de IA trazem um número expressivo de referenciação sem uma ideia conclusiva ou própria e isto pode ser um indício de fraude. Verifica-se que os “fatos nus” ou originários raramente são referenciados em IA, normalmente são trazidos de forma encoberta com uma visão direcionada em certo ângulo de observação.
2º Os algoritmos de IA são treinados com uma base de dados em larga escala, por isso formam vieses na formação da opinião. Os algoritmos muitas vezes não discernem uma tendência formada nas classificações e raramente apresentam contrapontos. É desta forma que as desigualdades, caso não discutidas, ficam prevalentes no texto. Os debates não são estimulados e as hipóteses contrárias e as argumentações opostas são escassas. Temos notícias que já existem algoritmos de IA que inclusive mitigam tal situação.
3º Os textos preparados por meio de IA dificilmente detectam certas particularidades ou nuances, pois o treinamento opera na direção da massa majoritária, muito raramente apresentam pensamentos críticos ou até meios alternativos à tese.
4º Textos em IA raramente tem um “estado da arte” pois não possuem criatividade, apenas juntam uma grande quantidade de informações bem concatenadas e coordenadas com a aparência de um texto “bem construído”.
5º Os algoritmos acessam dados às vezes não disponibilizados para reprodução causando grandes problemas nas questões de direitos autorais. Muitas vezes burlando os mecanismos de segurança que protegem aquelas informações. Pode-se constatar isso com o uso de imagens, dados, informações e outras, sem as referenciações pertinentes.
Os Editores