A importância da controladoria para mitigar o conflito de agência na governança corporativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i1p50-60Palavras-chave:
Controladoria, Governança corporativa, Teoria da Agência.Resumo
O objetivo deste trabalho é ver o uso da área de controladoria como ferramenta de governança corporativa para mitigar os conflitos de interesse gerados na companhia entre controle e propriedade, também conhecido como Teoria da Agência. Para este trabalho, foi realizado pesquisa de campo com o uso de questionário encaminhado às companhias de capital aberto na BM&FBovespa em 2013, e foi possível demonstrar a interdependência entre a governança corporativa, a controladoria e a Teoria da Agência, evidenciando que esses conceitos estão intimamente ligados e que a área de controladoria com seus artefatos consegue mitigar o conflito de agência com os administradores, e esses atender plenamente os stakeholders[1].[1] O conceito de stakeholder ou ‘parte interessada’ é definido como qualquer pessoa ou grupo que tem interesse ou possa ser afetado pelas ações de uma organização. São citados como exemplos: público interno, fornecedor, consumidor, cliente, instituição pública, comunidade, proprietários, banqueiros, sindicatos, órgãos governamentais, entre outros (ABNT, 2004).
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Como Citar
Morimoto, A. I. (2015). A importância da controladoria para mitigar o conflito de agência na governança corporativa. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 1(1), 50–60. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i1p50-60
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Seção
Artigos