A importância da controladoria para mitigar o conflito de agência na governança corporativa

Autores

  • Alberto Iwao Morimoto Graduando de Administração de Empresas e Ciências Contábeis com MBA - Controladoria e Gestão de Negócios na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i1p50-60

Palavras-chave:

Controladoria, Governança corporativa, Teoria da Agência.

Resumo

O objetivo deste trabalho é ver o uso da área de controladoria como ferramenta de governança corporativa para mitigar os conflitos de interesse gerados na companhia entre controle e propriedade, também conhecido como Teoria da Agência. Para este trabalho, foi realizado pesquisa de campo com o uso de questionário encaminhado às companhias de capital aberto na BM&FBovespa em 2013, e foi possível demonstrar a interdependência entre a governança corporativa, a controladoria e a Teoria da Agência, evidenciando que esses conceitos estão intimamente ligados e que a área de controladoria com seus artefatos consegue mitigar o conflito de agência com os administradores, e esses atender plenamente os stakeholders[1].

[1] O conceito de stakeholder ou ‘parte interessada’ é definido como qualquer pessoa ou grupo que tem interesse ou possa ser afetado pelas ações de uma organização. São citados como exemplos: público interno, fornecedor, consumidor, cliente, instituição pública, comunidade, proprietários, banqueiros, sindicatos, órgãos governamentais, entre outros (ABNT, 2004).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alberto Iwao Morimoto, Graduando de Administração de Empresas e Ciências Contábeis com MBA - Controladoria e Gestão de Negócios na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Downloads

Como Citar

Morimoto, A. I. (2015). A importância da controladoria para mitigar o conflito de agência na governança corporativa. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis & Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 1(1), 50–60. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i1p50-60

Edição

Seção

Artigos