Avaliação de Risco em Antecipação de Entrada
DOI:
https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i2p33-50Palavras-chave:
incerteza, risco, investimento, entrada, avaliação.Resumo
Esse artigo apresenta uma proposta de avaliação de risco de empreendimentos em condições de incerteza, inspirada nas propostas por Bouchaud e Potters (2003), em que as avaliações das trajetórias das receitas irão influenciar diretamente a decisão de entrada em um empreendimento.
O estudo propõe uma medida de risco menos intuitiva baseada no comportamento do passado recente, transformando o processo aleatório do valor da receita da empresa (ativo de risco) em um processo que se baseie em tendências futuras desta receita de forma probabilística e dependente de uma trajetória.
Para isso é apresentado na primeira parte conceitos e formulações para a determinação do preço justo de um contrato futuro, como, por exemplo, opções. Consideradas as hipóteses e avanços nesta área, é demonstrado o balanço financeiro geral de ganhos do vendedor de uma opção de compra, considerando-se que este possa converter a cada instante uma quantidade de ativos de risco em ativos livres de risco e vice-versa. Estabelecida esta possibilidade, é apresentado o desenvolvimento de uma formulação que auxilia o vendedor a minimizar os riscos inerentes à operação, através da minimização da variância do balanço financeiro geral de ganhos na data da maturidade da opção, em um processo particular conhecido como static hedge.
Em seguida é proposta uma contribuição matemática, baseada nos fundamentos da ancoragem estática, para análise de riscos em antecipação de entrada em um investimento em condições de incerteza. Para um melhor entendimento, é ainda apresentado um exemplo numérico.