Análise da Matriz Curricular dos Cursos de Graduação em Ciências Atuariais no Brasil

Autores

  • Jardel Marques Monti
  • Elizabeth Borelli

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i2p153-181

Palavras-chave:

Ciências Atuarias, Atuária, Análise curricular.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a grade curricular dos cursos de Ciências Atuariais no Brasil, e comparar a similaridades dos cursos brasileiros com o padrão europeu apresentado pelo GROUPE CONSULTATIF ACTUARIEL EUROPEEN, através do plano de estudo denominado “Core Syllabus - Groupe Consultatif”. Foram coletados os dados de 15 (quinze) Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Na primeira fase do estudo, definiu-se uma classificação das disciplinas por grande área de conhecimento de modo que os dados fossem reduzidos para tabulação. Na segunda fase, os dados tabulados foram apresentados em forma de gráfico. Em seguida as dimensões foram analisadas a partir da construção de um índice de similaridade por grande área e de uma matriz de avaliação baseada no modelo europeu “Core Syllabus - Groupe Consultatif”.

Por fim, os resultados foram analisados através da Análise de Escalonamento Multidimensional e da Análise Fatorial Exploratória.

 

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Como Citar

Monti, J. M., & Borelli, E. (2015). Análise da Matriz Curricular dos Cursos de Graduação em Ciências Atuariais no Brasil. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 1(2), 153–181. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i2p153-181

Edição

Seção

Artigos