Análise de Custo, Volume e Lucro: Uma Perspectiva de Controle Gerencial nas Micro e Pequenas Empresas

Autores

  • Washington Lucena Bezerra
  • Adhemar A. De Caroli

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i1p45-64

Palavras-chave:

Análise do custo, volume e lucro, Planejamento nas micro e pequenas empresas, Tomada de decisão, gerenciamento e resultado.

Resumo

O estudo objetiva evidenciar a importância do uso das ferramentas gerenciais na estratégia e tomada de decisão nas micro e pequenas empresas, proporcionando aos gestores uma visão precisa da real situação da organização.

Dados do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, apontam que estas empresas respondem por 98% de toda atividade empresarial brasileira, com um faturamento de 20% do PIB nacional, empregando a maior parte da população ativa do país, entretanto, é importante observar, que 56% das micro e pequenas empresas fecham até o quinto ano de existência, sendo as principais causas: falta de capital, falta de clientes, problemas de gestão, problemas legais e os ligados à concorrência.

Diversos fatores podem ser apontados como principais causadores desta realidade, dos quais se destaca a falta do planejamento gerencial obtido pela não utilização dos dados contábeis; ressalta-se que, para o desenvolvimento de uma organização, é preciso analisar todos os fatores presentes em sua realidade, fracionando ao máximo todos os riscos econômicos, financeiros e operacionais.

Logo é possível entender, que em um ambiente volátil, competitivo e globalizado, administrar negócios requer competência para diagnosticar problemas, analisar possibilidades e soluções, tomar decisões e implantar no tempo certo as alternativas escolhidas. Desta forma, os gestores precisam se conscientizar sobre o inter-relacionamento dos custos, volume e lucro no planejamento e na tomada de decisão; sem esse tipo de análise fica muito difícil desenvolver um planejamento, traçar metas, e o principal, saber como a empresa comporta-se financeiramente.

Downloads

Como Citar

Bezerra, W. L., & De Caroli, A. A. (2016). Análise de Custo, Volume e Lucro: Uma Perspectiva de Controle Gerencial nas Micro e Pequenas Empresas. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 2(1), 45–64. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i1p45-64

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)