O Envelhecimento da População Brasileira

Autores

  • Luis Patricio Ortiz Flores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i1p86-100

Palavras-chave:

Envelhecimento, população e demografia.

Resumo

As profundas mudanças demográficas que vem ocorrendo no Brasil, relacionadas com a redução do ritmo de crescimento da população, produto da acentuada queda da fecundidade e do aumento da longevidade, vem originando significativas alterações na estrutura etária da população. Esse processo demográfico, denominado envelhecimento da população, demandará a necessidade de formulação de políticas especificas para seguimentos específicos da população.

O período que termina aproximadamente em 2030, se caracteriza por apresentar uma alta proporção de pessoas em idades potencialmente ativas, comparativamente aos grupos etários teoricamente dependentes: jovens menores de 15 anos e idosos com mais de 60 anos. Esse período, denominado de janela demográfica ou bônus demográfico, seria favorável ao desenvolvimento econômico.

A partir de 2040, a população do Brasil começa a se reduzir em termos absolutos e, começara a ser fechada a janela de oportunidades demográficas no Brasil. Estima-se que, nesse novo cenário demográfico, poderá levar ao colapso de sistemas como o da Previdência, devido à tendência a ingressar cada vez menos jovens no mercado de trabalho, somado ao fato de que a proporção de idosos vai aumentando cada vez mais, os quais estão vivendo cada vez mais. Ao mesmo tempo, a redução em termos absolutos da população jovem, poderá favorecer a adopção de políticas públicas voltadas para esse segmento de população que possam contribuir para melhorias na saúde e educação.

Downloads

Como Citar

Ortiz Flores, L. P. (2016). O Envelhecimento da População Brasileira. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 2(1), 86–100. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i1p86-100

Edição

Seção

Artigos