Microsseguro e Inclusão Social no Brasil

Autores

  • Elizabeth Borelli
  • Gabriel Lopes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i2p89-110

Palavras-chave:

Seguro, Baixa renda, Inclusão social.

Resumo

A problemática da desigualdade social e da miséria fez da inclusão social uma meta no contexto da economia brasileira, assumindo um papel fundamental no século XXI, em consonância com as preocupações recorrentes na conjuntura internacional. Considere-se que as famílias pobres estão especialmente vulneráveis aos riscos, mais frequentemente expostas a doenças, acidentes, mortes e a uma série de danos e perdas relacionados aos bens e à propriedade, em função da natureza de suas atividades e do ambiente em que vivem. Em relação ao setor de seguros, a reação centrou-se no chamado microsseguro, tendo como público-alvo a população de baixa renda. O microsseguro surge com o objetivo de oferecer proteção às famílias de baixa renda, sem acesso ao mercado financeiro. Sob estas circunstâncias, este trabalho pretende estudar uma caracterização do mercado de microsseguros, que envolve o conhecimento do tamanho efetivo desse mercado, a viabilidade de seus produtos e os ganhos sociais com a implantação de microsseguro. Nesse enfoque, esta pesquisa pretende explorar os modelos do mercado de microsseguros, através da análise de indicadores socioeconômicos e da análise da regulação do setor. A metodologia será estruturada a partir de um referencial teórico que permita uma sistematização do desenvolvimento analítico que contribua para a área econômica do setor.

Biografia do Autor

Elizabeth Borelli

Coordenadora do Curso de Ciências Atuariais da PUC-SP, professora e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da PUC-SP .Pós-Doutorada em Ciências Sociais( CLACSO).

Gabriel Lopes dos Santos

Bacharel em Ciências Atuariais –PUC-SP.

Downloads

Como Citar

Borelli, E., & dos Santos, G. L. (2016). Microsseguro e Inclusão Social no Brasil. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 2(2), 89–110. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i2p89-110

Edição

Seção

Artigos