A Transição Demográfica e Longevidade das Tábuas de Mortalidade na Previdência Complementar

Autores

  • Rayssa Peres Torres Diekmann
  • Renaldo Antonio Gonsalves

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i2p136-186

Palavras-chave:

Previdência Complementar, Transição Demográfica.

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar a necessidade de utilizar uma tábua de mortalidade/sobrevivência adequada às características dos participantes de um plano de previdência complementar, a fim de garantir que o participante possa usufruir de seu descanso na aposentadoria com o conforto que possuía enquanto era ativo no mercado de trabalho. Nesse sentido, faz-se necessário analisar os principais aspectos conceituais que norteiam a previdência complementar no Brasil, especificamente as Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC. A transição demográfica é o fator principal que desafia a solvência do sistema da previdência pública e deixa clara a importância de haver a manutenção da seguridade social por parte da previdência complementar. Havendo maior especificidade na população, é possível então, dentro de um plano de previdência complementar fechada avaliar da forma mais realista possível o comportamento financeiro do plano, por meio da análise da premissa de sobrevivência utilizada. Desta forma, será avaliado o impacto da adoção da BR-EMS 2015 “Experiência no Mercado Segurador” no cálculo atuarial de uma reserva matemática de benefício concedido, para uma carteira simulação.

Biografia do Autor

Rayssa Peres Torres Diekmann

Graduada em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

Renaldo Antonio Gonsalves

Professor do Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos da FEA-PUC/SP, doutor em Ciências Sociais no programa de política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), mestre pelo programa de Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), com parte dos créditos do mestrado na USP (1980/1984), graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1980).

Downloads

Como Citar

Torres Diekmann, R. P., & Gonsalves, R. A. (2016). A Transição Demográfica e Longevidade das Tábuas de Mortalidade na Previdência Complementar. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 2(2), 136–186. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i2p136-186

Edição

Seção

Artigos