Balanço Social: Análise das Informações Evidenciadas pela Companhia Energética de Minas Gerais e pelo Grupo Light

Autores

  • Alexandre Costa de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Talissa Bedran Linhares Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2016v3i2p77-92

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Balanço Socia, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

O Balanço Social trata-se de um demonstrativo contábil utilizado pelas empresas para divulgar decisões relacionadas aos problemas socioambientais e humanos. Pode evidenciar princípios e valores da organização, além de ser um mecanismo de planejamento estratégico, uma vez que a continuidade das atividades empresariais está diretamente ligada à disponibilidade de recursos futuros no processo produtivo. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a importância do Balanço Social para as concessionárias de energia elétrica e verificar os impactos dessas informações para a sociedade. Buscou-se identificar a adequação ao conceito de Responsabilidade Social e sua importância. Foi feito um estudo descritivo a partir das informações coletadas das empresas objeto de análise: Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG e Grupo Light. Tanto a CEMIG quanto o Grupo Light mostraram-se preocupados em reduzir riscos ambientais, melhorar as condições de trabalho de seus colaboradores e estruturar uma política para redução de impactos ambientais.

Biografia do Autor

Alexandre Costa de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG/UFMG. Graduada em Ciências Contábeis e Mestre em Ciências Contábeis (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (Universidade de São Paulo).

Talissa Bedran Linhares, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Possui graduação em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2013). Apresenta especial interesse em tópicos de pesquisa relacionados à inovação e sustentabilidade. Tem ampla experiência no desenvolvimento das etapas de criação, detalhamento e acompanhamento de projetos de design de interiores.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

de Andrade, A. C., Avelino, B. C., & Linhares, T. B. (2016). Balanço Social: Análise das Informações Evidenciadas pela Companhia Energética de Minas Gerais e pelo Grupo Light. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 3(2), 77–92. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2016v3i2p77-92

Edição

Seção

Artigos