Evidenciação Ambiental Segundo a NBC T 15: Uma Análise em quatro empresas do setor de Energia Elétrica de 2006 a 2014

Autores

  • Caisa Caísa Gambardella Guimarães Mello Universidade Federal de São Paulo
  • Heloisa Candia Hollnagel Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5360-6271
  • Nena Geruza Cei Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2016v3i2p93-109

Palavras-chave:

Contabilidade Ambiental, Evidenciação, NBC T 15, Setor de Energia Elétrica, Empresas do ISE/ BM&FBovespa

Resumo

O Desenvolvimento Sustentável faz parte do planejamento estratégico de empresas preocupadas em estimar o impacto negativo de suas atividades, em especial daquelas que utilizam recursos naturais como fonte de matéria prima, caso das pertencentes ao setor de energia elétrica. A contabilidade, como as demais ciências, também tem um papel importante neste novo contexto e, em 2006, o Conselho Federal de Contabilidade divulga a NBC T 15 estabelecendo procedimentos e orientações para evidenciação de informações socioambientais. Analisando as demonstrações contábeis de Cemig, CPFL Energia, Eletropaulo e Tractebel Energia entre 2006 e 2014, percebe-se uma evolução. O elemento mais evidenciado foi o referente a investimentos e gastos com outros projetos ambientais. Por outro lado, a menor evidenciação está na quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade, que pode ser explicado pelo caráter não coercitivo de lei da NBC T 15, não atendendo plenamente as demandas das partes interessadas.

Biografia do Autor

Caisa Caísa Gambardella Guimarães Mello, Universidade Federal de São Paulo

Aluna de graduação do Bacharelado de Ciências Contábeis da Universidade Federal de São Paulo

Heloisa Candia Hollnagel, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e em Matemática com ênfase em Informática pela Universidade Paulista - UNIP (2012), Especialista em Educação a Distância, com ênfase na docência e na tutoria em EAD (modalidade em EAD)- PUCRS (2013), Mestre (1994) e Doutora (2000) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Desde 2001 atua em ensino, pesquisa e extensão, inclusive na Modalidade EaD, exercendo cargos de coordenação desde 2005. É professora Adjunto 2 da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Osasco com atividades administrativas (vice-coordenação do Bacharelado em Ciências Contábeis) e disciplinas na graduação, no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas (Ensino Superior e Desenvolvimento no Brasil) e na Especialização Lato sensu UAB- PNAP em Gestão Pública (Metodologia da Pesquisa) onde também é coordenadora-adjunta. Atualmente, é a Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas. Faz parte do banco de Avaliadores ad hoc do INEP desde 2010 para autorização, reconhecimento e renovação de cursos de licenciatura, bacharelados e tecnológicos.

Nena Geruza Cei, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP (1994), Mestre, Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1985) Contadora (1972). Atualmente é professora aposentada da Universidade de São Paulo e atua como Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo - Campus de Osasco, onde Coordena o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Na PUC-SP atualmente dedica-se ao Curso de Graduação onde ministra aulas, orienta Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) e Projetos de Iniciação Cientifica e coordena Grupo de Pesquisa em Contabilidade. Exerceu nesta IES as seguintes funções: Diretora Geral do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativa (2008/2009); Vice Diretora Geral do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativa (2007/2008); Chefe do Departamento de Ciências Contábeis (1997/1998) e Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis nos períodos (1998/1999 e 2009/2011), função que também exerceu na USP (1992/1995) foi também membro dos colegiados superiores: Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE). Projetou, implantou e exerceu as atividades de Coordenadora do Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica da FECAP no período de1999 a 2002. É avaliador do Conselho Estadual de Ensino do Estado de São Paulo (CEE-SP) e do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), possui diversas publicações e orientações de Mestrado, TCC e Iniciação Científica nas áreas de Gestão de Ensino, Contabilidade Societária, Contabilidade Internacional, Liderando Grupo de Pesquisa na PUC-SP com ênfase em Controle Externo e Gestão Profissional. Atua como professor de MBA e consultor principalmente nas seguintes áreas: Accounting Methodology, Contabilidade Societária, Contabilidade Internacional, Teoria da Contabilidade, Contabilidade Corporativa e Gestão do Ensino de Contabilidade. Chefe de Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos