PROMOTING FISCAL CITIZENSHIP THOUGH E-TAXATION

Liliane Cristina Segura, Rute Abreu, Fatima David, Henrique Formigoni

Resumo


 

Esta investigação centra-se numa ferramenta, designada como e-Taxation, para promover a cidadania fiscal através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à área da contabilidade e fiscalidade. Na atual situação económica e financeira em Portugal torna-se indispensável que o cidadão e as organizações desenvolvam uma estratégia de responsabilidade para o cumprimento das suas obrigações junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Por conseguinte, essa estratégia garante maior equidade, igualdade de oportunidades e coesão entre todos. Também implica uma interação permanente entre o cidadão, a organização e AT, reduzindo custos (monetários, temporais e psicológicos), circunscrevendo a complexidade do sistema fiscal e projetando maior transparência e divulgação.

 


Palavras-chave


e-Taxation; TIC; Contabilidade; Internet

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DOI: https://doi.org/10.23925/2446-9513.2017v4i1p1-14

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ISSN: 2446-9513

 

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