O perfil socioeconômico e o motivo dos alunos ingressantes pela escolha do curso de Ciências Contábeis nas Universidades da Cidade de São Paulo

Mauricio Narciso da Silva, Antonio Benedito Silva Oliveira, Fernando de Almeida Santos, Marcus Vinicius Moreira Zittei

Resumo


A pesquisa propõe analisar os motivos que levam os alunos a ingressar no curso e identificar o perfil socioeconômico destes. Em várias fases da vida, os seres humanos encontram dificuldades, desde a escolha da carreira até o processo de aprendizagem, onde exige maior atenção do aluno para se evitar conflitos e desmotivação em permanecer e concluir a formação no ensino superior e, consequentemente, a realização profissional. A metodologia empregada na pesquisa é descritiva e analisa os dados primários coletados pela utilização de dois questionários aplicados aos alunos ingressantes de 2016 e prováveis ingressantes de 2013 que têm previsão de concluir o curso em 2016. Além dos dados primários coletados, é utilizado na análise, dados secundários obtidos pelo “Questionário do Estudante” do ENADE 2012, que fornece o perfil do aluno que provavelmente ingressou no curso em 2009. A pesquisa permitiu, com os dados coletados, a identificação do perfil socioeconômico dos estudantes que ingressarão no curso de Ciências Contábeis nos anos 2009, 2013 e 2016. Além da análise temporal, a pesquisa permitiu, também, identificar que, mais de 50% dos alunos que ingressaram no curso de Ciências Contábeis, tinham a identificação com o raciocínio matemático, como motivo pela escolha do curso. 


Palavras-chave


Perfil aluno do ensino superior, Ciências Contábeis, Escolha na Carreira.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2446-9513

 

INDEXADORES