Gamificação e o Clima Organizacional no Mercado Segurador
DOI:
https://doi.org/10.23925/2446-9513.2018v5i1p39-54Palavras-chave:
Clima, Organizacional, Gamificação, Mudanças, SistemasResumo
Este estudo teve como objetivo identificar se o uso do método de gamificação no processo de treinamento nas empresas, afeta o clima organizacional. Foram abordados conceitos relativos ao desenvolvimento organizacional das empresas em geral, virtualização e gamificação. As entrevistas feitas com três profissionais do nível estratégico que vivenciaram o uso de games nos negócios aplicados ao mercado de seguros, foram tratadas pelo método da análise descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que, na percepção dos entrevistados, a gamificação influencia positivamente no clima organizacional das empresas, gera benefícios expressivos e diferenciados para os negócios, propicia a retenção e atração de talentos, incentiva o surgimento de ideias criativas e também, é possível perceber o aumento da produtividade e da satisfação dos colaboradores.