Gamificação e o Clima Organizacional no Mercado Segurador

Autores

  • Roberto Gardesani Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Thiago Ramos Nunes da Silva Escola Superior Nacional de Seguros - FUNENSEG

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2018v5i1p39-54

Palavras-chave:

Clima, Organizacional, Gamificação, Mudanças, Sistemas

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar se o uso do método de gamificação no processo de treinamento nas empresas, afeta o clima organizacional. Foram abordados conceitos relativos ao desenvolvimento organizacional das empresas em geral, virtualização e gamificação. As entrevistas feitas com três profissionais do nível estratégico que vivenciaram o uso de games nos negócios aplicados ao mercado de seguros, foram tratadas pelo método da análise descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que, na percepção dos entrevistados, a gamificação influencia positivamente no clima organizacional das empresas, gera benefícios expressivos e diferenciados para os negócios, propicia a retenção e atração de talentos, incentiva o surgimento de ideias criativas e também, é possível perceber o aumento da produtividade e da satisfação dos colaboradores.

Biografia do Autor

Roberto Gardesani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração - Universidade Presbiteriana MACKENZIE

Thiago Ramos Nunes da Silva, Escola Superior Nacional de Seguros - FUNENSEG

Graduado em Administração

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Gardesani, R., & Nunes da Silva, T. R. (2018). Gamificação e o Clima Organizacional no Mercado Segurador. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 5(1), 39–54. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2018v5i1p39-54

Edição

Seção

Artigos