As alterações ocorridas nos Escritórios de Contabilidade através da Implantação do SPED

Emmanuel Lopes Dos Anjos, Liliane Cristina Segura, Rute Abreu

Resumo


Nos últimos anos, os serviços profissionais de contabilidade vêm sendo impactados de forma importante por conta da implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), criando um ambiente de desafios para as empresas de serviços contábeis, como o negócio em si, os sócios e funcionários. Diante da necessidade de adaptação da contabilidade perante às constantes mudanças nas obrigações impostas pela Receita Federal, o objetivo deste artigo foi identificar quais efeitos, na percepção dos gestores de escritórios de contabilidade, em relação ao aumento ou diminuição de serviços e impacto em novos serviços, ocorridos nos departamentos de contabilidade, fiscal, departamento  pessoal, informática e financeiro em seus escritórios mediante a necessidade de atender as obrigações do SPED de seus clientes, tendo como base entrevistas a escritórios contábeis no Rio de Janeiro. O método de análise desta pesquisa é qualitativo através de estudos de caso múltiplos. Na pesquisa foi observado o atendimento ao  SPED levou aos escritórios de contabilidade a ter um aumento considerável retrabalho por causa das mudanças de layout dos programas de entrega da declaração, aumento de custos relacionados a horas extras, necessidade de contratação de pessoal com maior qualificação e investimento em sistemas e tecnologia de informação.. Por outro lado, foi percebido que o SPED trouxe maior segurança no que se refere à ao tratamento da informação e sua qualidade, pois criou um ambiente menos propício a riscos de fraudes.

Palavras-chave


SPED, Governo Eletrônico, Contabilidade

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DOI: https://doi.org/10.23925/2446-9513.2018v5i2p18-31

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ISSN: 2446-9513

 

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