Pesquisa Ação: Implantação da Contabilidade de Custos e Gerencial para suporte do Processo Decisorial em um Call Center

Autores

  • Levi Gimenez
  • Antonio Benedito Silva Oliveira
  • Francisco José Pereira de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2018v5i2p48-63

Palavras-chave:

Call center, Custos em Serviços, Pesquisa ação.

Resumo

Para continuar seu crescimento e redução de custos as empresas precisam criar estruturas para prover os gestores com informações que permitam melhores decisões face ao cenário de mudança, incertezas, sobretudo quando este setor é um call center recente no mercado, pressionado pelos clientes por redução de custos e adoção de tecnologias com destaque para a inteligência artificial, além da necessidade de gerar margens adequadas para gerar capital de giro e assegurar o crescimento. A questão de pesquisa consiste em quais métodos seriam adequados para atender as necessidades da empresa e os anseios informais dos gestores. Após entrevista e análise inicial os pesquisadores propuseram à empresa a implantação da contabilidade de custos e gerencial para controlar a operação, utilizando a pesquisa ação que permite a interação entre os participantes no processo de implantação e construção de um modelo decisório adequado ao negócio e ao modelo de gestão. Apesar de os resultados financeiros não se confirmarem de imediato, bem com os diversos problemas oriundos durante o processo o resultado final atendeu os objetivos (da empresa e da pesquisa) quanto as expectativas dos atores envolvidos e gestores operacionais. Pesquisa final corrobora que os participantes atribuíram ganhos obtidos pela empresa de implantação usando a pesquisa ação, em grande parte porque os participantes resolverem os problemas sem utilizarem o mecanismo comando-controle, assim, novas pesquisas devem ser realizadas porque os instrumentos implantados já são consagrados em gestão.

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

Gimenez, L., Silva Oliveira, A. B., & Pereira de Carvalho, F. J. (2019). Pesquisa Ação: Implantação da Contabilidade de Custos e Gerencial para suporte do Processo Decisorial em um Call Center. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 5(2), 48–63. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2018v5i2p48-63

Edição

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