RELATÓRIOS COM RESSALVAS: UM ESTUDO DAS CONTAS MAIS PONTUADAS PELA AUDITORIA NAS COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Alene Cândido Nascimento Especialista em Auditoria e Controladoria pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Jaqueline Silva de Siqueira Especialista em Auditoria e Controladoria pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Vera Lúcia Cruz Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP). Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Luiz Antonio Félix Júnior Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP) Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) http://orcid.org/0000-0001-7427-6673
  • Rodrigo José Guerra Leone Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i1p1-15

Palavras-chave:

Auditoria Independente, Parecer de Auditoria, Demonstrações Contábeis.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar quais as contas mais frequentes nos pareceres da auditoria com ressalvas das companhias listadas na BM&FBovespa. A técnica metodológica utilizada foi a pesquisa documental, por meio de um estudo de caráter descritivo, bibliográfico e com abordagem predominantemente qualitativa. A população abrangeu os pareceres de auditoria das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no período de 2015 a 2017, sendo a amostra composta por 728 pareceres. Os resultados demonstraram que a conta de Lucros/Prejuízos Acumulados foi a conta mais frequente nos pareceres de auditoria com ressalvas dessas companhias, vindo em seguida, com o mesmo percentual de incidência, as contas de Investimento e de Empréstimos e Financiamentos e, por fim, também com o mesmo percentual cada uma, as contas de Crédito a Receber, Provisões Fiscais e Imobilizado e Intangível. A incidência maior da conta de Lucros/Prejuízos Acumulados nestas empresas, pode trazer implicações no que diz respeito à distribuição de lucros, à destinação de reservas ou ao prejuízo que ela possa ter resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Antonio Félix Júnior, Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP) Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014), especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (2015) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Benedito Bentes), editor da área de contabilidade e finanças da Revista Gestão e Organizações (ReGOr/IFPB) e membro do Conselho Editorial da Revista Conhecimento Contábil (RCC/UERN/UFERSA), revisor de periódicos e líder do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGetq/CNPq/IFAL) e desenvolve estudo de Doutoramento em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP) no qual foi bolsista PROSUP/CAPES/UnP edital n º 01/2018 e atualmente é bolsista PRODOUTORAL/CAPES/IFAL edital nº 08/2018.

Downloads

Publicado

2020-07-19

Como Citar

Nascimento, A. C., Siqueira, J. S. de, Cruz, V. L., Félix Júnior, L. A., & Leone, R. J. G. (2020). RELATÓRIOS COM RESSALVAS: UM ESTUDO DAS CONTAS MAIS PONTUADAS PELA AUDITORIA NAS COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 7(1), 1–15. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i1p1-15

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)