Certificação de Qualidade: Uma análise sobre a percepção das empresas contábeis

Ricardo Sganzela, Liliane Cristina Segura, Rute Abreu, Henrique Formigoni

Resumo


As empresas contábeis, por atuarem num ambiente corporativo altamente disputado, devem gerar informações de qualidade, com a melhoria na execução de suas tarefas, uma equipe treinada e mecanismos que garantam a satisfação do cliente. Esta pesquisa buscou identificar quais foram as principais consequências percebidas pelas empresas contábeis após a obtenção da certificação de qualidade. Os principais beneficiários deste trabalho são todas as empresas contábeis, que irão descobrir as vantagens da obtenção da certificação de qualidade e a importância do trabalho do Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), desenvolvido pelo SESCON-SP e pelos sindicatos das empresas contábeis dos estados do Brasil que possuem programa de certificação, em virtude do comprometimento com a ética e a qualidade dos serviços prestados por seus associados. É uma investigação de caráter exploratório, quantitativo e descritivo, suportada por pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi usado o método de pesquisa survey, com o encaminhamento de um questionário para as empresas contábeis que obtiveram, em 2014 e 2015, certificação PQEC e PQEC + ISO. Foram gerados 50 questionários válidos e os dados obtidos foram analisados mediante o uso da análise fatorial. Os resultados da pesquisa confirmaram o agrupamento de seis fatores, apresentados com base na revisão da literatura: Internos I, Internos II, Externos, Oportunidade de Serviços e Negócios, Processos e Melhorias, e Percepção pelo Cliente.


Palavras-chave


Certificação; Qualidade; ISO; Empresas contábeis; Benefícios; PQEC.

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DOI: https://doi.org/10.23925/2446-9513.2019v6i2p21-46

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ISSN: 2446-9513

 

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