GESTÃO EFICIENTE DE PROJETOS DE AUDITORIA INDEPENDENTE: à luz dos conceitos de PMO (Project Management Office)

Felipe Henrique Lopes Luz, Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Camila de Souza Vasconcelos, Cecília Santostaso Geron

Resumo


Objetivo: Este estudo objetiva descrever os determinantes de sucesso que estão sendo efetivados como parte dos padrões de gerenciamento dos projetos de auditoria das demonstrações financeiras à luz dos conceitos de PMO (Project Management Office).

Design de pesquisa: Adota abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados por entrevistas individuais e semiestruturadas dividida em 7 questões, das quais 5 possuem opção de resposta em escala, e 2 são dissertativas, aplicadas com 14 líderes integrantes de empresas brasileiras de auditoria independente “BigFour”. A análise qualitativa dá-se através do software QSR Nvivo via codificação das respostas e análise de cluster à luz do coeficiente de correlação de Pearson.

Resultados: Os resultados apontam que a qualidade, eficácia e efetividade das auditorias são substancialmente maiores quando aplicados os conceitos de PMO.

Implicações práticas: Este estudo visa contribuir para o aumento da qualidade dos projetos de auditoria independente das demonstrações financeiras.

Palavras-chave: Auditoria; Projetos de Auditoria; PMO; Gestão.


Palavras-chave


Auditoria; Projetos de Auditoria; PMO; Gestão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p56-71

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2446-9513

 

INDEXADORES