GESTÃO EFICIENTE DE PROJETOS DE AUDITORIA INDEPENDENTE: à luz dos conceitos de PMO (Project Management Office)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p56-71Palavras-chave:
Auditoria, Projetos de Auditoria, PMO, Gestão.Resumo
Objetivo: Este estudo objetiva descrever os determinantes de sucesso que estão sendo efetivados como parte dos padrões de gerenciamento dos projetos de auditoria das demonstrações financeiras à luz dos conceitos de PMO (Project Management Office).
Design de pesquisa: Adota abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados por entrevistas individuais e semiestruturadas dividida em 7 questões, das quais 5 possuem opção de resposta em escala, e 2 são dissertativas, aplicadas com 14 líderes integrantes de empresas brasileiras de auditoria independente “BigFour”. A análise qualitativa dá-se através do software QSR Nvivo via codificação das respostas e análise de cluster à luz do coeficiente de correlação de Pearson.
Resultados: Os resultados apontam que a qualidade, eficácia e efetividade das auditorias são substancialmente maiores quando aplicados os conceitos de PMO.
Implicações práticas: Este estudo visa contribuir para o aumento da qualidade dos projetos de auditoria independente das demonstrações financeiras.
Palavras-chave: Auditoria; Projetos de Auditoria; PMO; Gestão.