INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING EM RELAÇÃO A FINANÇAS

Autores

  • Charles Tae Ho Shin Faculdade FIPECAFI
  • Giselle Ferraz Viana Gimenes Faculdade FIPECAFI
  • Fabiana Lopes da Silva Faculdade FIPECAFI e PUC/SP https://orcid.org/0000-0001-8708-550X
  • Rodrigo Paiva Souza Faculdade FIPECAFI

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p109-123

Palavras-chave:

Marketing. Finanças. Investimentos em Marketing.

Resumo

O estudo tem por objetivo investigar o nível de conhecimento dos profissionais de marketing em relação a finanças e, adicionalmente, analisar como os profissionais da área analisam e mensuram a performance dos investimentos de marketing, para contribuir com o objetivo de maximização do retorno. Foi elaborado uma survey aplicada à profissionais da área marketing, com a obtenção de 27 respondentes para a análise final. Com base nos resultados, é possível verificar que mesmo com a importância da análise dos investimentos em marketing em termos financeiros, os profissionais da área possuem dificuldades para a mediação dos retornos dos investimentos, sugerindo a necessidade de uma melhor preparação e alinhamento com a área de finanças.

Biografia do Autor

Charles Tae Ho Shin, Faculdade FIPECAFI

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade FIPECAFI

Giselle Ferraz Viana Gimenes, Faculdade FIPECAFI

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade FIPECAFI.

Fabiana Lopes da Silva, Faculdade FIPECAFI e PUC/SP

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo e professora do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade FIPECAFI.

Rodrigo Paiva Souza, Faculdade FIPECAFI

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo e professor do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade FIPECAFI.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Tae Ho Shin, C., Ferraz Viana Gimenes, G., Lopes da Silva, F., & Paiva Souza, R. (2021). INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING EM RELAÇÃO A FINANÇAS. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 7(2), 109–123. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p109-123

Edição

Seção

Artigos