FERRAMENTA DE ANÁLISE DE RISCO UTILIZANDO O CICLO FINANCEIRO PARA EMPRESAS DE AGRONEGÓCIOS LISTADAS NA BRASIL, BOLSA, BALCÃO (B3)

Autores

  • Stella Santana de Lima Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Israel Gomes Vilchiez Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Eduardo Cezar de Oliveira Faculdade de Tecnologia Termomecanica https://orcid.org/0000-0001-9409-9520

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p35-55

Palavras-chave:

agronegócio, ciclo financeiro, análise de risco

Resumo

Este artigo tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar risco dentro das empresas de agronegócio brasileiro, tendo como condutor fatores segundo a literatura, as entradas e saídas que compõem o ciclo financeiro das empresas, detalhado no referencial teórico. O estudo tem caráter quantitativo e utilizou o método de revisão de literatura para executar os indicadores e desenvolver a ferramenta. O estudo trouxe o resultado de prazo médio de pagamento, prazo médio de recebimento e ciclo operacional das empresas estruturando, assim um farol de risco sobre o ciclo financeiro das empresas da amostra. A contribuição do estudo está na junção de fatores contábeis unidos a um mecanismo relevante de mensuração de risco para o financeiro das empresas.

Biografia do Autor

Stella Santana de Lima, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (2016). Graduanda em Administração na Faculdade de Tecnologia Termomecanica (7º semestre).

Israel Gomes Vilchiez, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Graduando em Administração na Faculdade de Tecnologia Termomecanica (7º semestre).

Eduardo Cezar de Oliveira, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Doutorando em Administração de Empresas na linha de Finanças Estratégicas pela Universidade Prebisteriana Mackenzie de São Paulo e Mestre em Ciências Contábeis e Atuarias na Pontífica Universidade Católica de SP (PUC). Possui graduação em Administração Financeira pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) e de pós-graduação Lato Sensu de Mercado de Capitais pela Universidade 9 de Julho (2013). Trabalhou entre 2010 e 2015 como docente do Centro Paula Souza lecionando Contabilidade e Administração de Empresas na ETEC Juscelino Kubistchek de Oliveira. Em 2013 integrou o corpo docente da Universidade Nove de Julho permanecendo até 2015. Também exerceu atividades em empresas diversas desde 1998. Atualmente trabalha como Risk Manager na Tiberius Prop Trader, uma mesa proprietária localizada no ABC e professor do curso de Administração e de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Tecnologia Termômecanica.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Lima, S. S. de, Vilchiez, I. G., & Oliveira, E. C. de. (2021). FERRAMENTA DE ANÁLISE DE RISCO UTILIZANDO O CICLO FINANCEIRO PARA EMPRESAS DE AGRONEGÓCIOS LISTADAS NA BRASIL, BOLSA, BALCÃO (B3). Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 7(2), 35–55. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p35-55

Edição

Seção

Artigos