Impacto da Covid-19 na sustentabilidade financeira das operadoras de planos de saúde no Brasil

Autores

  • Marcio Luiz Onida de Araujo Mestrando em Controladoria e Finanças na Faculdade Fipecafi.
  • Eduardo Cambiriba França Mestrando em Controladoria e Finanças na Faculdade Fipecafi.
  • Fabiana Lopes da Silva Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade Fipecafi e da PUC-SP. https://orcid.org/0000-0001-8708-550X
  • Marta Cristina Pelucio Grecco Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e Professora da Faculdade Fipecafi.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2022v9id58519

Palavras-chave:

Práticas Contábeis, ANS, Pandemia, Empresas de Saúde

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto financeiro da COVID-19 nas Operadoras de planos de Saúde no Brasil, por meio das análises dos indicadores de resultado operacional, liquidez e estrutura de capital. Para tanto, foram analisadas 650 operadoras em 2019 e 644 operadoras em 2020, autorizadas a operar nas modalidades Autogestão, Cooperativa Médica, Medicina de Grupo e Seguradora especializada. A partir das análises efetuadas, pode-se observar um crescimento médio significativo das operadoras em 2020. O resultado operacional no ano da pandemia do segmento de Saúde Suplementar alcançou o montante de R$ 20,5 Bilhões em 2020, um crescimento de 75,75% quando comparado com o ano anterior de 2019 que foi de R$ 11,6 Bilhões. No que tange aos indicadores de liquidez corrente, aumentou de 2,5% em 2019, para 15,5% em 2020, quanto que a liquidez geral também seguiu com crescimento de 3% em 2019 para 5,4% em 2020.  Para a estrutura de capital, foram verificados um crescimento na participação do Capital Próprio. Pode-se concluir que o mercado vem obtendo resultados significativos, reduzindo o seu endividamento com a geração de caixa, e que apesar do período de pandemia mundial, o segmento de saúde no Brasil tem se beneficiado por esse momento.

Referências

Agência Nacional de Saúde Suplementar (2020). Disponível em: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/numeros-do-setor/5348-saude-suplementar-fecha-2019-com-47-milhoes-de-beneficiarios-de-planos-de-saude.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (2020). Coronavírus (Covid-19). Disponível em: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/coronavirus-covid-19.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (2019). Conhecimento Científico e Regulação – Contribuições para Saúde Suplementar. Brasil.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (2004). Qualificação da Sáude Suplementar: uma nova perspectiva no processo de regulação. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/qualificacao_saude_sup/pdf/completo.pdf

ANS, normas e publicações. Disponível em: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/coronavirus-covid-19/coronavirus-todas-as-noticias/5475-ans-flexibiliza-uso-de-mais-de-r-15-bilhoes-em-garantias-financeiras-e-ativos-garantidores

ANS, Normas e publicações. Disponível em: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/coronavirus-covid-19/coronavirus-todas-as-noticias/5459-combate-ao-coronavirus-ans-define-novas-medidas-para-o-setor-de-planos-de-saude.

Antonio, G.L.M. Planos privados individuais de saúde: o consumidor ainda tem poder de escolha? Cadernos IberoAmericanos de Direito Sanitário. Brasília, 2018.

Anuatti-Neto, F; et al. Os efeitos da privatização sobre o desempenho econômico e financeiro das empresas privatizadas. Revista Brasileira de Economia. 2005.

Aragão, A.S., Agências Reguladoras E a Evolução Do Direito Administrativo Econômico. Grupo Gen-Editora Forense, 2013.

Assaf N,A. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Campos, H.A., Falhas de mercado e falhas de governo: uma revisão da literatura sobre regulação econômica. Prismas: Direito, Políticas Públicas e Mundialização (substituída pela Revista de Direito Internacional), 2009.

Dantas, J.A., Zendersky, H.C.; Niyama, J.K. A dualidade entre os benefícios do disclosure e a relutância das organizações em aumentar o grau de evidenciação. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa de Administração, Curitiba-PR, 2004.

Dye, R.A., An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature inaccounting. Journal of accounting and economics, 2001.

FGV; Análise da Qualidade Regulatória da Saúde Suplementar No Brasil. 2017.

Gerschman, S., Políticas comparadas de saúde suplementar no contexto de sistemas públicosde saúde: União Européia e Brasil. Ciênc. saúde coletiva, 2008.

Healy, P.M.; Wahlen, James M. A review of the earnings management literature and its implications for standard setting. Accounting horizons, 1999.

Hendriksen, E. S.; Van Breda, M.F.; Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas: 1999.

IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar). Tendências da variação de custos médico-hospitalares: comparativo internacional. Textos para Discussão nº 69-2018. (2018). Disponível em: https://www.iess.org.br/cms/rep/TD69.pdf

Martinez, A.L., Gerenciamento dos resultados contábeis: estudo empírico das companhias abertas brasileiras. Tese de doutoramento em Ciências Contábeis. FEA-USP: São Paulo,2001.

Mascarenhas, N.P. Análise de um processo em construção: a regulação da saúde suplementarno Brasil. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

Mourão, T., Os Impactos da Pandemia COVID19 na economia mundial, 2020.

Nunes, T.C.S., Indicadores contábeis como medidas de risco e retorno diferenciados de empresas sustentáveis: um estudo no mercado brasileiro. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo,2010.

Rodrigues, E.C.. Regulação versus judicialização: o duplo sistema regulatório da saúde suplementar. Dissertação (mestrado) - Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas. 2019.

Santos, T.B.S., & de Matos, P.I.C., Contratualização da gestão hospitalar versus regulação em saúde: agências, controle estatal e avaliação no SUS. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 2017.

Sancovschi, M.; Matos, F.F.J.; Gerenciamento de lucros: que pensam administradores, contadores e outros profissionais de empresas no Brasil? Revista de Administração Contemporânea, 2003.

Soares, M.A., Análise de indicadores de desempenho econômico-financeiro de operadoras de planos de saúde brasileiras: Uma aplicação da análise fatorial. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, 2006.

Santos, T.B.S., & de Matos Pinto, I.C. Contratualização da gestão hospitalar versus regulação em saúde: agências, controle estatal e avaliação no SUS. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 2017.

Souza, R.M.L., O Mercado De Saúde Suplementar No Brasil: Regulação e Resultados Econômicos Dos Planos Privados De Saúde. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2014.

Verrecchia, R.E. Discretionary disclosure. Journal of Accounting and Economics, 1983.

Santos, I.S.; Santos, M.A.B.; Borges, D.C.L. Mix público-privado no sistema de saúdebrasileiro: realidade e futuro do SUS. Fundação Oswaldo Cruz. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: estrutura do financiamentoe do gasto setorial. Rio de Janeiro, 2013.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

Araujo, M. L. O. de, França, E. C., Silva, F. L. da, & Grecco, M. C. P. (2022). Impacto da Covid-19 na sustentabilidade financeira das operadoras de planos de saúde no Brasil. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 9, e58519. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2022v9id58519

Edição

Seção

Artigos