A presença da Morte e da Vida em 'Morte e vida Severina': Algumas considerações teológicas

Autores

  • Sonia Maria Dornellas Morelli Faculdades do Centro do Paraná. Extensão Centro de Estudos Teológicos "Venerável Paulo II".
  • Ivanil Pereira da Silva Centro de Estudos Teológicos "Beato Paulo VI"

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2015v9i15p119-133

Palavras-chave:

Escatologia, Morte/Vida, Agir Cristão, Tanatologia, Bíblia Sagrada

Resumo

Após conhecer um pouco a Tanatologia e a Escatologia, surgiu a ideia de analisar a obra “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, e os diferentes aspectos da morte e da vida. Estudiosos que escreveram sobre a situação humana e a contingência da morte foram consultados para um embasamento teórico consistente. O Catecismo da Igreja Católica e a Bíblia Sagrada foram usados também. Após introdução, o artigo apresenta a análise do poema detalhando os diferentes meandros em que figuram a morte. Além do embasamento teórico, há um cotejo entre o poema e as teorias. Constam, ainda, considerações a respeito da situação humana que, apesar de professar uma fé, ora torna-se objeto, ora sujeito do que lhe é inusitado.

Biografia do Autor

Sonia Maria Dornellas Morelli, Faculdades do Centro do Paraná. Extensão Centro de Estudos Teológicos "Venerável Paulo II".

Professora mestre em Letras, em exercício há 43 anos. no ensino superior, 14 anos. Atualmente, professora de Metodologia Científica. O artigo faz parte da conclusão do curso de Pós-Graduação do Centro de Estudos Teológicos "Beato Paulo VI" e já foi liberado para publicação pelo orientador.

Ivanil Pereira da Silva, Centro de Estudos Teológicos "Beato Paulo VI"

Professor do Centro de Estudos Teológicos "Beato Paulo VI". Mestre pela Pontificia Universidade de Roma. Trabalhjou na Faculdade Missioneira do Paraná. Pároco da Paróquia "Santa rita de Cássia".

Downloads

Publicado

2015-07-05

Edição

Seção

ARTIGOS