Ciberteologia: A relação entre comunicação e fé no ambiente digital

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DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2020v14i25p58-73

Palavras-chave:

Ciberteologia, Cibercultura, Teologia, Teologia da Comunicação

Resumo

Através da clássica afirmação de McLuhan, “o meio é a mensagem”, é possível entender que o Verbo Encarnado é o meio e a mensagem; Jesus Cristo é o sacerdote, o altar e o cordeiro que, ao se entregar por puro amor aos seres humanos, lhes comunica a salvação. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo identificar os principais atores (criadores e receptores) do atual processo de evangelização no ciberespaço, bem como, discutir a relação entre comunicação e fé a partir dos efeitos da cultura digital sobre a teologia e a esta nova maneira de teologizar. Como subsídio, utilizaremos os conceitos de ciberteologia proposto por Antônio Spadaro que por sua vez traz luz ao entendimento teológico nos dias atuais e a uma renovação da linguagem e do método de transmissão da fé, traduzindo a sua mensagem às gerações contemporâneas.

Biografia do Autor

Rodolpho Raphael de Oliveira Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB, Especialista em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado pela CESREI Faculdade; Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UEPB, Graduando em Filosofia e Teologia pelo Centro Universitário Internacional – Uninter.  Professor Substituto da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Coordenador dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Faculdade Internacional da Paraíba - FPB – rprofessorpb@gmail.com

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Publicado

2020-08-30