O evento Pascal - lugar da fé trinitária e conteúdo da revelação
DOI:
https://doi.org/10.23925/2177-952X.2020v14i25p6-27Palavras-chave:
evento pascal, Jesus Cristo, DeusResumo
Ater-se a questão de Deus na teologia faz-se fundamental, seja pelo considerável número de pessoas que se declaram sem fé, seja pelo número crescente daqueles que embora creiam em Deus se afastam das instituições religiosas, seja ainda pelos discursos sobre Deus que carregam em si certas posturas de fechamento, segregação e intolerância. Neste sentido o presente artigo tem a pretensão de contribuir com o tema central do cristianismo que é a revelação do Deus Trino em Jesus Cristo, sobretudo no evento pascal de Cristo verificando que a reflexão cristã sobre Deus só pode ter como ponto de partida o evento da Ressurreição do Crucificado.
Para se percorrer tal caminho, se refletirá inicialmente sobre a relação entre fé e razão, sobretudo para mostrar a co-relação entre as mesmas. Depois, se verificará a beleza do Deus revelado em Jesus Cristo, beleza esta que atrai e impulsiona a se tecer novas relações de acolhimento e comunhão.
Tal percurso contribuirá para perceber o quanto é necessário pautar o discurso teológico no mistério pascal afim de que o cristianismo transpareça neste mundo com sua força de encantamento e transformação