QUESTÕES LITÚRGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2020v14i26p29-50

Palavras-chave:

coronavirus, covid19, pandemia, Sacrosanctum Concilium, liturgia, participação, povo sacerdotal, celebrações transmitidas, celebrações nas casas.

Resumo

Estamos passando por um “tempo emergencial”, por conta de doenças provocadas por coronavírus ou Covid-19 que levou a Organização Mundial da Saúde decretar uma pandemia.

Esta nova situação obrigou governos do mundo tomarem medidas extraordinárias, algumas mais e outras menos restritivas, para conter ou mitigar seus efeitos sobre a saúde das pessoas, inclusive o fechamento de Igrejas. Sem a possibilidade de reunião presencial, tanto a Congregação para o Culto Divino e Disciplinas dos Sacramentos, como as Conferências Episcopais em cada país se pronunciaram, com orientações em relação ao modo de celebrar neste tempo particular, no intuito de resguardar a vida dos fiéis. As duas formas de celebrações mais utilizadas em tempos de pandemia foram e são ainda, onde o isolamento social continua, as celebrações eucarísticas (e outras) transmitidas por diversos meios de comunicação, como também as celebrações nas casas – Igreja doméstica. Neste artigo vamos tratar destas formas celebrativas, tendo como fundamento a natureza da liturgia definida pelo Concílio Vaticano II e alguns documentos pós Concílio.

Biografia do Autor

Veronice Fernandes, já preenchido a primeira vez que enviei

já preenchido

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

ARTIGOS