Revelação e Escondimento: uma leitura a partir das tríades de Bruno Forte

Autores

  • Renato da Silva Machado Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2021v15i27p5-33

Palavras-chave:

Revelação, Deus, Mistério.

Resumo

Este artigo, partindo das tríades desenvolvidas por Bruno Forte apresenta a Revelação cristã como uma dialética de abertura e ocultamento, um manifestar-se amoroso de Deus para o ser humano que se depara com o Mistério de Deus com admiração e temor.  Neste encontro, o ser humano percebe a grandeza sem limites de Deus e a sua incapacidade de conter, no intelecto ou na emoção, o dado revelado. 

Com as tríades Advento, Êxodo e Encontro; Silêncio, Palavra e Encontro; memória, profecia e companhia, Bruno Forte reflete sobre a ontologia do mistério e sobre a história humana na sua relação com a Trindade Santa.

A leitura deste artigo colaborará a pensar corretamente o conceito de Re-velatio, não como captura, por parte humana, de Deus em seu Mistério, mas antes como um posicionar-se de Deus diante do ser humano a ponto de provocar nele uma busca constante do Mistério.

Biografia do Autor

Renato da Silva Machado, Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Presbítero. Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-Rio.  Estudou, durante o doutoramento, por um ano na Pontificia Facoltá dell'Italia Meridionalle, em Nápoles, com bolsa da CAPES.  Tese apresentada com louvor com o título:  O Evangelho Trinitário para o ser humano hoje: Cristologia e Trindade em Bruno Forte.  Mestre em Teologia Sistemático -Pastoral pela PUC-Rio.  Dissertação com o título: Cristologia como história: um estudo sistemático-pastoral da cristologia de Bruno Forte.

Downloads

Publicado

2021-07-24

Edição

Seção

ARTIGOS