PARA UMA ESPIRITUALIDADE DO ENCONTRO: UMA PROPOSTA DE ESPIRITUALIDADE CRISTÃ A PARTIR DAS ENCÍCLICAS DO PAPA FRANCISCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2021v15i27p50-65

Palavras-chave:

Cultura do Encontro, Espiritualidade Cristã, Papa Francisco

Resumo

O tema da espiritualidade está cada vez mais em destaque, tanto nos círculos religiosos como não religiosos. Tal despertar para esta dimensão humana tão importante se intensificou ainda mais neste período de crise socioeconômica, antropológica e ecológica acentuada pela pandemia de COVID-19, que expôs ainda mais as já evidentes fragilidades, carências e necessidades humanas. Pensando neste contexto, o presente artigo teve por objetivo oferecer uma proposta de espiritualidade cristã partindo da análise das três encíclicas assinadas pelo papa Francisco: Lumen Fidei, Laudato Si’ e Fratelli Tutti. Destacamos as ênfases dadas à espiritualidade cristã de cada encíclica de Francisco, compondo assim uma proposta de espiritualidade que tem como fonte a fé no Deus Criador, que nos conduz ao encontro com o todo da criação e que transborda para o encontro com os outros, favorecendo o estabelecimento de uma Cultura do Encontro como um novo ethos. A esta espiritualidade denominamos Espiritualidade do Encontro.

Biografia do Autor

Chrystiano Gomes Ferraz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio.

Mestre e doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB), licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e especialista em Filosofia pela Universidade Cândido Mendes

Dian Henriques Rangel, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB)

Downloads

Publicado

2021-07-24

Edição

Seção

ARTIGOS