Despindo-se
para uma mística e espiritualidade da nudez
DOI:
https://doi.org/10.23925/2177-952X.2023v17i31p113-128Resumo
A sociedade neoliberal está pautada na busca da acumulação a partir do desnudamento e da alienação dos direitos fundamentais de milhares de seres humanos. Toda essa tecnologia social de morte é legitimada por mitos que produzem significado nas diversas ações de exploração e destruição de milhares de seres humanos. Envolvidos com um mito que cria a ideia de garantia do direito a partir da capacidade de consumo, milhares de pessoas tem suas vidas minimizadas para a acumulação de tão poucas pessoas num processo de adoração do deus do capital, deus da economia e do deus mercado sendo estes três deuses, um só. Em contrapartida, a partir da afirmação de que não podemos adorar a dois senhores e da narrativa da queda do homem descrita no mito sagrado judaico-cristão, este artigo tem por objetivo mostrar a dualidade dos mitos que engendram a sociedade neoliberal e a espiritualidade cristã e ao mesmo tempo, apresentar a necessidade de uma mística do desnudamento numa espiritualidade prática da nudez que busque a garantia do direito fundamental e do bem comum a todos os seres humanos.
Referências
ANJOS, Fellipe dos. Biopolíticas do sacrifício: religião e militarização da vida na pacificação das favelas do Rio de Janeiro. São Paulo: Recriar, 2019.
BENJAMIM, Walter. O capitalismo como religião. org. Michael Löwy; Tradução: Nélio Schneider; Renato Ribeiro Pompeu. São Paulo: Boitempo, 2013.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. 12ª Edição, 2017. São Paulo: Paulus, 2017. (Nova edição revista e ampliada.
VILLAS BOAS, Alex; BINGEMER, Maria C. (orgs). Teopoética Mística e Poesia. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Paulinas, 2020.
FERNANDES. L. A., GRENZER. M. Êxodo: 15,22-18,27. São Paulo: Paulinas, 2021. – (Coleção comentário bíblico Paulinas)
HAN, Byung-Chul. Capitalismo e impulso de morte: Ensaios e entrevistas. Tradução de Gabriel Salvi. 1 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS. DSM-5 [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento. et al; 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. [recurso eletrônico]
MISES, Ludwig Von. O livre Mercado e seus inimigos: pseudo-ciência, socialismo e inflação. Tradução: Flávio Quintela. Campinas, SP: VIDE Editorial, 2017.
PESSOA, Cleandro de Oliveira. A simbologia da serpente no antigo oriente próximo, na Sagrada Escritura e na literatura extracanônica. Dissertação de Mestrado sob orientação de Aila Luzia Pinheiro de Andrade. – Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Teologia, 2020.
SCHLAEPFER, C. F; OROFINO, F. R.; MAZZAROLO, I. A Bíblia: Elementos historiográficos e literários. 7. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. – (Iniciação à Teologia)
SUNG, Jung Mo. Idolatria do dinheiro e direitos humanos: uma crítica tecnológica do novo mito do capitalismo. São Paulo: Paulus, 2018.
VAILATTI, Carlos Augusto. Manual de Demonologia. São Paulo: Fonte Editorial, 2011.