Contribuições da espiritualidade para gestores escolares
DOI:
https://doi.org/10.23925/2177-952X.2024v18i34p111-123Palavras-chave:
Espiritualidade, Espiritualidade nas Organizações, Gestão EscolarResumo
Este trabalho objetiva, de maneira geral, identificar como a espiritualidade pode contribuir diretamente para a gestão escolar. Compreendeu-se o conceito de espiritualidade por meio da literatura (Murad, 2007; Balbinot, 2010, 2015; Barbosa, 2018) e das vivências pessoais, buscando entender como a espiritualidade contribui diretamente na produtividade de um gestor escolar. Para isso, investigou-se como o trabalho com a espiritualidade pode agir, diretamente, nas ações dentro da gestão escolar. O processo de predileção ao tema pesquisado deu-se por meio das experiências adquiridas e sentidas, no olhar atento e inquietador vivido no ambiente educacional. Por essa razão, analisou-se conceitos de espiritualidade, bem como os pilares da gestão escolar (Fernandes, 2018) como norteadores para compreender como a espiritualidade contribui na produtividade de um gestor escolar, em uma pesquisa de caráter bibliográfico. Abordou-se também, neste trabalho, a espiritualidade e a gestão escolar, entendendo que o ambiente escolar pode agrupar diferentes perspectivas, levando a refletir a respeito de como a espiritualidade se faz presente na gestão escolar. A presente pesquisa mostrou que diferentes opiniões e visões, bem como a espiritualidade contribuem para um ambiente harmônico, trocas horizontais e de transformação do individual para o coletivo. Por meio da pesquisa, compreendeu-se, igualmente, que gestão escolar e espiritualidade se interligam possibilitam uma gestão de forma mais humana.
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