A potencialidade da linguagem em ser diálogo na hermenêutica de Gadamer
implicações para o estudo inter-religioso
DOI:
https://doi.org/10.23925/2177-952X.2025v19i36p58-76Palavras-chave:
Alteridade, Diálogo, Ética, Gadamer, ReligiãoResumo
Este trabalho aborda a contribuição da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer para a compreensão do fenômeno religioso, com foco na importância da linguagem e o seu modo de ser diálogo. Neste contexto, Gadamer, em sua abordagem hermenêutica, oferece uma perspectiva que vai além da metodologia técnica das ciências naturais, destacando a importância do diálogo genuíno e da abertura à alteridade. À vista disso, examina-se como o fenômeno da compreensão não é um processo meramente técnico, mas uma interação dinâmica com o mundo, com o “outro” e com nós mesmos. Desse modo, a linguagem, para Gadamer, não é apenas um meio de comunicação, mas o elemento central que situa o ser humano em sua cultura e história, constituindo a experiência religiosa (experiência dialógica). A partir dessa perspectiva, o trabalho discute a importância da ética no diálogo inter-religioso e a necessidade de um entendimento que vá além das abordagens objetivas e técnicas, promovendo uma abertura às múltiplas expressões religiosas e culturais.
Referências
ALMEIDA, C.L., FLICKINGER, H.G., ROHDEN, L. Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
DESCARTES, R. Discurso do método. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DI CESARE, Donatella. L’ essere, che può compreso, è linguaggio. Genova: il Melangolo, 2001.
GADAMER, Hans- Georg. Hermenêutica em Retrospectiva II: A virada hermenêutica. Petrópolis: Vozes, 2007b.
GADAMER, Hans- Georg. Hermenêutica em retrospectiva III: Hermenêutica e filosofia prática. Petrópolis: Vozes, 2007c.
GADAMER, Hans- Georg. Hermenêutica em Retrospectiva IV: A posição da Filosofia na Sociedade. Petrópolis: Vozes, 2007d.
GADAMER, Hans- Georg. Los caminos de Heidegger. Trad. Ángela Ackermann Pilári. Barcelona: Herder, 2002.
GADAMER, Hans- Georg. Razão na época da ciência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983. 2007a.
GADAMER, Hans- Georg. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer: Petrópolis: Vozes, 1999.
GADAMER, Hans- Georg. Verdade e método II. Trad. Enio Paulo Giachini: Petrópolis: Vozes, 2002.
NETO, Jungley Torres; CRUZ, Rúbia Campos Guimarães. A decolonialidade como chave de leitura para o diálogo inter-religioso. In: Pensamentos e Influências em Religião e Teologia. 3ed. Formiga MG: Uniesmero, 2023, v. 3, p. 33-53.
PANASIEWICZ, Roberlei. Diálogo Inter-religioso. In: Dicionário do Pluralismo Religioso. São Paulo: Recriar, 2020.
PUI-LAN, Kwok. Globalização, género e construção da paz: o futuro do diálogo Interfé/ Kwok Pui-Lan; [tradução Paulo Ferreira Valerio] - São Paulo: Paulus, 2015 (Coleção Novos caminhos da teologia).
RIBEIRO, Claudio de O; LUCKNER, Rita de C.S. Justiça e Paz. In: Dicionário do Pluralismo Religioso. São Paulo: Recriar, 2020.
RIBEIRO, Cláudio de Oliveira. O debate sobre o princípio pluralista: Um balanço das reflexões sobre o princípio pluralista e suas aplicações. In: Cadernos teologia pública / Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Instituto Humanitas Unisinos. Ano 1, n. 1 (2020), p. 5-49.
TEIXEIRA, Faustino. Malhas da hospitalidade. In: Horizonte, Belo Horizonte, v. 15, n. 45, p. 18-39, jan./mar. 2017 – ISSN 2175-5841.
TEIXEIRA, F. O imprescindível desafio da diferença religiosa. In: Remhu, v. 20, p. 181-194, 2012.


