A ascensão do peregrino!
Um estudo bíblico a partir de Sl 120
DOI:
https://doi.org/10.23925/2177-952X.2025v19i35p45-56Palavras-chave:
Salmo 120, Cânticos de degraus, Davi, Cânticos das subidas, JerusalémResumo
e seis palavras, o Salmo 120 abre a família dos Salmos classificados como Cânticos das Subidas. Além disso, pode ser compreendido a partir de três molduras literárias: “lábios (מִשְּׂפַת)” (v. 2a) e “língua (לָשׁוֹן)” (v. 2b); habitantes de “Mosoc (מֶשֶׁךְ)” (v. 5a) e “Cedar (קֵדָר)” (v. 5b); chegando, enfim, a uma antítese proveniente da imagem: “paz (שָׁלוֹם)” (v. 7a) e “guerra (מִלְחָמָה)” (v. 7b). Ritmo e simplicidade dão o tom ao poema lírico em questão, no qual o pretérito é afinado com o presente. A prece inicial é formulada no pretérito, ao passo que, no presente, segue-se o clamor de um eu pessoal que, com o passar do tempo, transformou-se em um eu coletivo. Embora o clima exale odor de combate, vislumbra-se a paz. Esta última tem como doador e protagonista a Pessoa do Senhor, Deus de Israel. Aí, em Israel - mais precisamente em Jerusalém, e não em outras nações -, encontra-se o Templo, local perfeito para receber peregrinos e devotos
Referências
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