O encontro de Jesus com a mulher samaritana (Jo 4,4-30.39-42)
uma leitura à luz da metodologia de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.23925/2177-952X.2025v19i36p42-57Palavras-chave:
Evangelho de João, Diálogo, Educação, LibertaçãoResumo
Este artigo busca aproximar a metodologia educacional libertadora freiriana do ensino libertador de Jesus. Paulo Freire, com sua metodologia da educação libertadora e da esperança, nos ensina, como a pessoa por um processo de educação libertadora, consegue por si mesma despertar para uma consciência crítica, livre e transformadora da sua própria história e do contexto no qual está profundamente enraizada. A partir disso, revisita-se o texto do evangelista João sobre a práxis de Jesus no diálogo com a samaritana. Para tal, utiliza-se a metodologia da análise bibliográfica a esse respeito com foco em duas obras de Paulo Freire e em comentários sobre o Evangelho segundo João. Nesse sentido, buscou-se fazer um caminho hermenêutico, onde se verifica, pelo olhar do referido e consagrado educador em sua metodologia, que a samaritana, no profundo diálogo com Jesus, se descobriu como que, por uma introjeção social e cultural de sua história e do seu contexto, o sentido e o significado de sua vida, de modo a impactar na vida de seus contemporâneos, reconhecendo, em Jesus, aquele elemento necessário que convida a todos a fazer o caminho de uma educação libertadora, para além dos estereótipos que lhe foram impostos. Esse artigo evidencia esse processo e o seu desfecho final, corroborando com toda uma metodologia e seu processo natural.
Referências
BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2008.
BÍBLIA. Bíblia do Peregrino. São Paulo: Paulus, 2006.
BARRETO, Juan; MATEOS, Juan. O Evangelho de São João. São Paulo: Paulinas, 1996.
BROWN, Raymond. Comentário ao Evangelho Segundo João - Volume 1 (1-12). Introdução, tradução e notas. Santo André, São Paulo: Academia Cristã, Paulus, 2020.
DUFOUR, Xavier Leon. Leitura do Evangelho Segundo João - Vol. I. São Paulo: Loyola, 1970.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: (o manuscrito). São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire; Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Big Time Editora/BT Acadêmica, 2018.
MALZONI, Cláudio Vianney. Evangelho segundo João. São Paulo: Paulinas, 2018.


