Os pentecostais e a Bíblia no Brasil Aproximações mediante a estética da recepção
Palavras-chave:
Bíblia, pentecostalismo, leitura, história da recepção da BíbliaResumo
O artigo trata da leitura da Bíblia entre comunidades pentecostais brasileiras ao longo do último século, com ênfase na Assembleia de Deus. Com base na história cultural da leitura e nos aportes da estética da recepção, busca indicar modos alternativos de estudo da história da recepção popular dos textos bíblicos. A metodologia combinou a observação participante, a coleta de entrevistas orais e a análise de fontes impressas. Conclui que a noção de “leitura literal” é teórica e empiricamente inadequada para compreender a complexidade da relação dos crentes com a Bíblia Sagrada.Downloads
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.