Marketização da Igreja Protestante? Orientação do consumidor e ofertas de baixo limiar em igrejas de cidades alemãs

Autores

  • Jens Schlamelcher

Palavras-chave:

Ofertas de Baixo Limiar, Marcetização, Desdogmatização, Protestantismo Alemão

Resumo

Este artigo examina as mudanças sociais e religiosas em relação às demandas econômicas. A Igreja Protestante na Alemanha lida com uma crise financeira desde o início da década de 1990 devido ao encolhimento das taxas das igrejas. Atrair novos membros em um ambiente secular se tornou uma chave imperativa. Buscando alcançar esse objetivo, novos lugares na igreja chamados cidades-igreja emergiram, conduzindo as chamadas “ofertas de baixo limiar”, direcionadas à uma audiência relativamente indiferente à religiosidade. O artigo discute que essas cidades-igreja representam um fenômeno religioso desdogmatizado e descristianizado dentro do contexto mais amplo da Igreja Protestante.

Biografia do Autor

Jens Schlamelcher

Center for Religious Studies (CERES), Ruhr-University Bochum, Germany

Downloads