Marketização da Igreja Protestante? Orientação do consumidor e ofertas de baixo limiar em igrejas de cidades alemãs
Palavras-chave:
Ofertas de Baixo Limiar, Marcetização, Desdogmatização, Protestantismo AlemãoResumo
Este artigo examina as mudanças sociais e religiosas em relação às demandas econômicas. A Igreja Protestante na Alemanha lida com uma crise financeira desde o início da década de 1990 devido ao encolhimento das taxas das igrejas. Atrair novos membros em um ambiente secular se tornou uma chave imperativa. Buscando alcançar esse objetivo, novos lugares na igreja chamados cidades-igreja emergiram, conduzindo as chamadas “ofertas de baixo limiar”, direcionadas à uma audiência relativamente indiferente à religiosidade. O artigo discute que essas cidades-igreja representam um fenômeno religioso desdogmatizado e descristianizado dentro do contexto mais amplo da Igreja Protestante.Downloads
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.