Objeto do ensino religioso: uma identidade

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Objeto de estudo, Conhecimento Científico

Resumo

A alteração da concepção do ensino religioso exigiu um repensar do objeto de estudo deste componente curricular; assim, desde a segunda metade da década de noventa do século XX pesquisadores procuram sistematizar esse objeto, a partir de uma pesquisa qualitativa documental histórica analítica, para identificar o percurso de construção da identidade do conhecimento científico para esta área do conhecimento. Para tal, foram utilizados estudos de Benincá, Costella, Junqueira, Schock e Turozzi, para a identificação desse percurso histórico da formação do objeto de ensino religioso no cenário brasileiro.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Livre-docente em Ciências da Religião e Doutor em Ciências da Educação. Professor Titular da PUCPR/PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER – www.gper.com.br)

Downloads