Elementos religiosos do universitário

Autores

  • Debora Nascimento Teófilo PUCPR
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira PUCPR

Palavras-chave:

Educação, Ensino Religioso, Desenvolvimento Religiosa

Resumo

Este texto é parte de um projeto de pesquisa sobre a compreensão religiosa entre estudantes da educação básica e do ensino superior visando estabelecer pressupostos para a construção de um currículo do ensino religioso e a cultura religiosa na perspectiva da diversidade religiosa brasileira. Os resultados aqui apresentados são de 72 estudantes universitários de uma instituição educacional do Paraná das áreas de exatas e sociais aplicadas, na faixa etária entre 18 e 35 anos, fazem parte do projeto piloto para identificação da leitura religiosa deste grupo para progressivamente construirmos eixos e uma estrutura curricular especificamente para a disciplina de cultura religiosa que complementa a formação profissional na graduação em algumas instituições confissionais de ensino superior. Paralelamente está sendo realizada a mesma pesquisa junto a estudantes de uma faixa etária mais nova para subsidiar a discussão no campo do ensino religioso nos diferentes segmentos da educação básica.

Biografia do Autor

Debora Nascimento Teófilo, PUCPR

Mestra em Teologia (PUCPR) – Graduação em Sociologia e Teologia (PUCPR).

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, PUCPR

Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião, Doutor e Mestre em Ciências da Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER – www.gper.com.br)

Downloads

Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Intercâmbio