“O Dharma das Armas”: origem e significados da iconografia marcial encontrada no Budismo
Palavras-chave:
Budismo, Hinduísmo, iconografia religiosa, violência, transculturalidade.Resumo
Apesar de pouco percebidas nas sociedades ocidentais acostumadas com figuras como a do “Buda Sorridente” ou do “Buda Meditativo”, divindades armadas e ferozes são comuns na iconografia budista de países como Índia, Tibete,China, Coreia e Japão. Neste artigo, investigamos a origem de algumas dessas divindades, em especial as do contexto mahayanista, e buscamos nos aproximar do significado simbólico das armas que elas portam. O objetivo é perceber o valor atribuído à iconografia marcial no contexto do Budismo. Subsidiariamente, tecemos considerações a respeito do afastamento das sociedades ocidentais não budistas em relação aos “Budas armados” e à sua aceitação em relação a figuras como as do “Buda Sorridente” e do “Buda Meditativo”.Downloads
Publicado
2012-12-31
Edição
Seção
Intercâmbio
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.