Ensaio para uma Fenomenologia do Pensamento Védico
Palavras-chave:
Vedas, Fenomenologia, Cassirer, Antropologia Filosófica, Formas simbólicasResumo
O presente texto se propõe a apresentar uma fenomenologia do pensamento védico a partir da estrutura teórica da Antropologia Filosófica de Ernst Cassirer. Acreditamos assim poder compreender sua sistemática e, destarte, oferecê-la como base capaz de integrá-lo no corpus das investigações sobre o fenômeno religioso, mantendo-o, entretanto, próximo tanto quanto possível de suas próprias premissas. Para tanto, apresentaremos pontos suficientes da perspectiva teórica de Cassirer para a compreensão do pensamento religioso enquanto tal. Em seguida, trataremos da fenomenologia do pensamento védico a partir de tal arcabouço, com especial atenção para os textos śruti. Por fim, apresentaremos algumas das perspectivas de investigação que se abrem a partir da nossa exposiçãoDownloads
Publicado
2013-06-30
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.