Considerações sobre a “Doutrina das Duas Verdades” (Saṃvṛti-Satya E Paramārtha-Satya) em Nāgārjuna

Autores

  • Dilip Loundo UFJF

Palavras-chave:

Nāgārjuna, “Budismo Mahāyana”, “duas verdades”, upāya, sūtras

Resumo

Com base em uma leitura exegética e hermenêutica do Mūlamādhyamaka-Kārikā, de Nāgārjuna, o artigo sustenta que os todos os ensinamentos do Buda possuem como característica única o fato de combinar e articular, de forma sui generis, saṃvṛti-satya (verdade convencional) e paramārtha-satya (verdade suprema).  Em outras palavras, os ensinamentos do Buda constituem – e, só por isso, se definem enquanto tal - uma reorientação, uma ressignificação, uma “subversão”, uma expansão do sentido originário de saṃvṛti-satya a partir das determinações do nível meta-conceptual de paramārtha-satya. Tal reorientação constitui uma instrumentalização atípica, extraordinária, não usual, de saṃvṛti-satya, marcada por um duplo movimento: (i) trata-se de instrumentalização habilmente manipulada (upāya) por um ser na plenitude de sua realização (buda/bodhisattva) e (ii) que é, ela mesma, uma adequação às especificidades e aos propósitos soteriológicos dos aspirantes ao nirvāṇa.

Biografia do Autor

Dilip Loundo, UFJF

Doutor em Filosofia Indiana (Universidade de Mumbai); Pós-Doutor em Filosofia Indiana (UFRJ); professor da UFJF. loundo@hotmail.com

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Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Seção Temática