Identidade e Religião Hindus na Índia Britânica
Palavras-chave:
Hinduísmo, Identidades Culturais, Colonialismo, ÍndiaResumo
A análise da construção do Hinduísmo como uma religião moderna implica considerar processos de autoidentificação significativamente influenciados por relações de alteridade. O artigo detém-se, em primeiro lugar, no exame das relações coloniais de dominação entre Grã-Bretanha e Índia, entre os séculos 18 e 20, e, por conseguinte, em processos de reinterpretação da noção de pertença à comunidade religiosa, então caracterizada como comunidade hindu. Em segundo lugar, analisa a influência de processos de emigração a partir do subcontinente indiano sobre a representação da identidade hindu. Consideraram-se o questionamento de regras de pertença à comunidade hindu, bem como a construção da autoimagem. Por fim, apresentam-se e analisam-se discursos de Swami Vivekananda relacionados aos temas da identidade e da religião hindus, da emigração e da difusão de práticas e crenças hindus em âmbito mundialDownloads
Publicado
2014-06-30
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.