Sobre o Debate acerca da Teoria do Karma enquanto Solução para o Problema do Mal
Palavras-chave:
Problema do mal, teodiceia, teoria do karma, reencarnaçãoResumo
Este artigo tem como propósito avaliar debate recente ocorrido na revista Philosophy East and West acerca do papel da teoria do karma e da reencarnação enquanto solução para o problema do mal. Mais especificamente, tentarei evidenciar como a visão acerca da noção de um Deus onibenevolente nas tradições religiosas indianas adotada pelos debatedores distorce o curso do debate, fazendo com que o mesmo enverede por questões alheias ao propósito original de analisar a teoria do karma enquanto teodiceia. Evidência disto é que três dos seis problemas elencados como ameaças à teoria do karma enquanto solução para o problema do mal não são, a rigor, questões que uma teodiceia tenha a obrigação de responder. Também mostrarei como a visão demasiadamente abstrata da teoria do karma adotada produz pseudoproblemas.Downloads
Publicado
2014-06-30
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.