Liberdade em Clausura
Palavras-chave:
clausura, gênero, monjas, votos religiososResumo
artigo aborda a vida religiosa feminina em clausura no Brasil, buscando identificarelementos que motivam mulheres, ainda hoje, a escolher esse estilo de vida. O trabalhoempírico foi desenvolvido junto a um mosteiro de monjas da Ordem das CarmelitasDescalças, no estado de São Paulo. Aplicou-se um questionário a toda a população domosteiro. Histórias de vida foram obtidas por meio de entrevistas presenciais realizadascom cinco monjas. Partiu-se do princípio de que essas mulheres realizam livremente aopção de viver em clausura. Fatores biográficos e da estrutura familiar, bem como umapossível ausência de perspectiva na vida dessas mulheres aparecem, porém, comoelementos definidores de suas escolhas. As monjas, no entanto, nas conversas, visitas eentrevistas realizadas, afirmam-se mais livres em seu mundo restrito, enclausuradas, doque as pessoas que vivem no mundo. Esse sentimento delas está expresso no título: Liberdade em clausura. Teoricamente, a análise do material coletado orienta-se pelasinterrogações de gênero, enfatizando os mecanismos de controle eclesiástico sobre omosteiro, as normas estritas da clausura, diferentemente do que ocorre com mosteirosmasculinos.Downloads
Publicado
2014-12-31
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.