O teólogo e o cientista da religião. Religiografia acerca das interfaces entre Ciências da Religião ou Religiologia e Teologia no Brasil

Autores

  • Flávio Senra PUC Minas

Palavras-chave:

Religiografia, Religiologia, Estudos da Religião, Ciências da Religião, Teologia, Afonso M. Ligorio Soares

Resumo

O debate sobre a interface entre Ciência(s) da(s)s Religião(ões) ou Religiologia e Teologia no Brasil atravessa a produção docente da pós-graduação do campo de Estudos da Religião. Este artigo, ao modo de uma religiografia, destaca alguns momentos desse debate, partindo do Seminário de 2000, ocorrido na UFJF, aos dias atuais. Um personagem que acompanhou esse debate é o teólogoe cientista da religião Afonso M. Ligorio Soares, quem soube coabitar, ao longo de sua trajetória, tanto a subárea Teologia quanto a subárea de Ciências da Religião. A posição de Soares, além de refletir com clareza sobre as especificidades das abordagens em cada subárea, aponta para as possíveis colaborações mútuas. Considerando o perfil de formação pós-graduada dos/das docentes nos programas de Ciência(s) da(s) Religião(ões), para além do debate epistemológico quedeveria presidir essa reflexão, o quadro atual do corpo docente dos programas de pós-graduação na área Ciências da Religião e Teologia sugere que o perfil brasileiro tende ao reconhecimento das interfaces entre essas subáreas no campo dos Estudos da Religião no Brasil.

Biografia do Autor

Flávio Senra, PUC Minas

Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Departamento de Ciências da Religiãoda PUC Minas. Coordenador da área de Filosofia/Teologia na CAPES no período 2014-2017. Presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião – ANPTECRE nos biênios 2010-2012 e 2012-2014.

Downloads

Publicado

2016-04-30