A difusão do ethos Nova Era e o declínio de seus estudos acadêmicos no Brasil
Palavras-chave:
Ethos nova era, Estudos de Nova Era, Google Trends, Constituintes da Nova Era, Espiritualidade NovaeristaResumo
O movimento da Nova Era sofreu modificações ao longo do tempo. No início, na década de 1960, apresentava características mais milenaristas e ficava restrito a círculos específicos. Após alguns anos, seus componentes constitutivos passaram a ser difundidos na sociedade e incorporados na cultura mais ampla, formando um ethos nova era. O presente artigo procurou perceber, através de uma pesquisa no site de busca da Internet, o Google, a variação de procura desses elementos na sociedade brasileira. Em seguida, buscou levantar se houve uma variação compatível entre os estudos da Nova Era nos meios acadêmicos. Chegou à conclusão de que embora os valores da Nova Era tenham se disseminado na sociedade, não houve um aumento no número de estudos sobre a temática indicando uma possível desatenção por parte dos estudiosos e cientistas da religião.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.