As mãos e a palavra do povo. Cultura e religiosidade na linguagem popular
Palavras-chave:
Palavra, mão, cultura, religiosidade, exemplificaçãoResumo
Este texto versa sobre a relação entre as palavras e as mãos na linguagem popular, tendo como pano de fundo a cultura e a religiosidade. Inicia apontando a relevância das mãos para o ser humano, que vão além da anatomia e se tornam instrumento de transformação, de produção de cultura em seus vários aspectos. Em seguida, mostra que a palavra do povo expressa uma cultura eminentemente manual, inclusive em suas manifestações religiosas. Enfim, oferece alguns exemplos de expressões populares que encerram essa cultura manual. Essas exemplificações incluem desde termos que o povo privilegia e espelham o labor manual até os que expressam uma situação de opressão, como o uso do presente em vez do futuro, e a mutilações da sintaxe, até as expressões que contêm um recôndito anseio de resistência e a vontade de superar a sociedade que discrimina e explora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.