Modelos de personalidade e a diferenciação entre experiências anômalas saudáveis e patológicas em contexto religioso

Autores

  • Letícia Oliveira Alminhana PUCRS
  • Tiago Pires Tatton-Ramos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2017vol17i2a4

Palavras-chave:

Experiências Anômalas, Personalidade, Autodirecionamento, Maturidade do Ego, Autotrans-cendência.

Resumo

Experiências anômalas em contexto religioso, como visões espirituais e mediunismo, são objeto de estudo de renomados autores da Psicologia da Religião e mesmo da Psicologia da Personalidade. Tais experiências são encontradas tanto na população geral quanto em indivíduos que apresentam transtornos mentais graves. Contudo, a diferenciação entre experiências saudáveis e patológicas ainda é pouco explorada de forma teórica e, menos ainda, empiricamente. Por esse motivo, o principal objetivo deste artigo é problematizar as relações entre modelos de personalidade e experiências anômalas ressignificadas em contexto religioso, a fim de identificar possíveis características de personalidade que estejam associadas à maturidade e à saúde mental. Para tanto, foram revisadas algumas teorias da personalidade e suas contribuições para o campo da religiosidade/espiritualidade. Entre elas, descrevemos o Modelo Psicobiológico de Temperamento e Caráter e as dimensões de Autodirecionamento e Autotranscendência, as quais apontam para a saúde mental em indivíduos com experiências anômalas. Na conclusão, propomos uma Psicologia da Religião baseada em evidências e a integração de modelos teóricos e empíricos de personalidade, a fim de avançar na identificação de indicadores positivos de saúde mental.

Biografia do Autor

Letícia Oliveira Alminhana, PUCRS

Doutora em Saúde Brasileira pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com pós-doutorado em Psicologia Experimental pela University of Oxford, Grã-Bretanha. Atualmente, colaboradora pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) na Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde, Espiritualidade e Religiosidade.

Tiago Pires Tatton-Ramos, UFRGS

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); pós-doutorando no Instituto de Psiquiatria da UFRGS

Downloads

Publicado

2017-08-24