Perspectiva sociológica sobre a expansão do Budismo e das religiões japonesas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2017vol17i2a6Palavras-chave:
Budismo, Xintoísmo, Novas Religiões Japonesas, Religiões Orientais no BrasilResumo
De um ponto de vista estatístico, os movimentos Budismo, Xintoísmo e novas religiões japonesas representam apenas uma pequena porção das religiões no Brasil. No entanto, esse subcampo é relevante em termos históricos e - ao menos para certos segmentos da sociedade brasileira - como uma religião alternativa à maioria católica no país. O artigo começa com um a visão global do desenvolvimento histórico do Xintoísmo, do Budismo e das novas religiões japonesas no Brasil. Baseado em resultados do último censo nacional, a segunda parte resume as características demográficas atuais desse subcampo.
Downloads
Publicado
2017-08-24
Edição
Seção
Intercâmbio
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.