Em busca de legitimidade: os estudiosos pentecostais norte-americanos e os dilemas da carreira acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2017vol17i2a10Palavras-chave:
Pentecostalismo, Estudiosos, Intelectualismo, Estatística, Estrutura de plausibilidadeResumo
No tempo presente, os estudiosos pentecostais estão começando dar notáveis contribuições para os campos mais amplos da Teologia, História da Igreja e estudos bíblicos. Embora muitos desses estudiosos ainda permaneçam na periferia da academia americana, eles formam a espinha dorsal de uma subcultura intelectual florescente. Este artigo utiliza os métodos quantitativo e qualitativo para reunir dados sobre algumas das vozes mais formativas dessa subcultura. Argumenta-se que muitos desses indivíduos parecem ocupar um espaço intersticial repleto de apreensão e incerteza, onde cada um deve negociar como buscar maior legitimidade no bojo da comunidade acadêmica sem, de alguma forma, perder parte da sua identidade pentecostal. O artigo conclui refletindo sobre o que o sociólogo Peter Berger denominou como estruturas de plausibilidade - um quadro teórico que possa conduzir a alguns insights sobre o futuro da comunidade acadêmica pentecostal nos Estados Unidos e alhures.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.